DomingOikos

DomingOikos – Um domingo especial para você!!!

Datas de 2017
. 13 de agosto

domingoikos-23-10

Programação do DomingOikos do dia 23/10:

8h – Celebração (Meditação)
9h – Prática corporal – Yoga com DErci Wotmeyer
10h – Oficina – “Olhares sobre a Vida e sobre o Outro” (Breno Stern) (*)
11h – Trilha – (re)conhecendo o Oikos, com Mhanoel Mendes
11h30 – AlmoçOikos, com De Wotmeyer e equipe

Durante a programação haverá aplicação de quick-massage com Andrea Novelo

Durante o evento, os participantes poderão participar do Concurso de Fotografia com o título “Oikos, doces 15 anos
-Premiação para a três fotos mais bem votadas:
.Cada um vai ganhar: Um exemplar do livro “Compostela – Muito além do caminho de Santiago e uma camiseta dos 15 anos do Oikos.
. Todos os participantes, mesmo aqueles que não estarem entre as três fotos escolhidas, vão ganhar uma camiseta do caminho de Santiago

Investimento:
R$ 30,00 – tudo incluso, inclusive o almoço, suco e sobremesa.
(Reservas até sábado, um dia antes do DomingOikos)

Nestes 15 anos de Oikos, celebrados este ano de 2016, cada vez mais aumenta o numero de pessoas que nos liga para conhecer o espaço. Como moramos aqui e as vezes temos nossos afazeres, com atendimentos e até mesmo outros eventos, pensamos na possibilidade de criar um evento que mostrasse um pouco do nosso cotidianos e ainda repassasse a nossa história e detalhes das construções. Assim surgiu o DomingOikos.
A cada ano realizamos algumas edições sempre sempre bem participativa, com 30, 40 e ate 50 pessoas.
O DomingOikos inicia as 8h com uma celebração, meditação. Depois dela, vem a prática corporal, geralmente Yoga. Em seguida, sempre há uma oficina (já houve de oficina bambu, poesia, dança circular, aikido) e depois disso uma trilha onde é apresentado o Oikos e contado um pouco de sua historia.
Você é nosso convidado. Venha, traga sua família, convide seus amigos e curta um domingo diferente em meio a natureza.
Conheca o Oikos. Divulgue o Oikos. Viva o Oikos.

(*) BRENO STERN
Breno
Breno 1

CURRICULUM VITAE ARTÍSTICO

DADOS PESSOAIS:
Nome: Breno Stern Cruz
Data do nascimento: 03 de maio de 1957
Local de nascimento: Porto Alegre/RS
Endereço atual: Rua Rosita Danovith Finster, nº 311 – bairro Jardim Angélica
CEP 88804-800- Criciúma/SC
Telefone: (48) 91478441

FORMAÇÃO:

Autodidata, comecei a desenhar ainda na infância e não parei mais.
Desde os oito anos, na escola, desenhava para ilustrar capas de trabalhos meus e dos colegas.
Aos doze, treze anos, comecei a retratar colegas de aula, além de realizar desenhos de paisagens nas técnicas do grafite e em carvão vegetal Corfix.
Aos dezessete anos, realizei a minha primeira exposição individual, de retratos de colegas de aula, do Colégio Júlio de Castilhos, onde estudava e de parentes que frequentavam a minha casa. A Galeria chamava-se Cambona e a dona, conhecida de uma colega de trabalho de minha mãe. A mostra era composta de 23 desenhos e eu vendi 18 no dia da vernissage.
A partir daí, passei a investigar outras técnicas para representar a realidade a minha volta, e aos vinte anos, começo a ser convidado para participar de diversas coletivas.
Conheci então, vários artistas, pois comecei a frequentar exposições em galerias, museus, recebendo inclusive, influencia e orientação profissional de alguns artistas já reconhecidos como Iberê Camargo, Mirela Bolognini, Fredy Sorribas, Will Cavalcanti, entre outros.
Realizei curso de gravura no Atelier Municipal de Porto Alegre, com Vasco Prado, onde conheci também Danúbio Gonçalves, Xico Stockinger, Vitório Gheno e Marília Fay.
Mais tarde em São Paulo e Rio de Janeiro, conheci artistas famosos como Siron Franco, Roberto Feitosa, Rubem Grillo, Charles Sebastian Mayer e Regina Silveira.
Atualmente resido em Criciúma/SC, onde estou cursando a 8ª fase do curso de Artes Visuais – Licenciatura, na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, tendo participado de diversos eventos e mostras pela cidade e região, procurando integrar-me com os artistas locais e com a comunidade, que me acolheu de uma maneira muito calorosa e receptiva.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS

1978 a 1983 – Realizei diversas exposições e encomendas para Galerias e Clínicas Médicas de São Paulo, bem como vendas de painéis em grandes formatos para arquitetos e decoradores dessa cidade.

1983 a 1991- Viajo a São Paulo, duas vezes por ano, fornecendo desenhos e pinturas em grandes formatos para projetos de arquitetos de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

1992 a 1997- Realizei cursos de especialização em algumas técnicas como “oilbar”(tinta a óleo em bastão inglesa), Stabilotone(lápis aquarela alemão altamente versátil por misturar com diversas outras técnicas), Neocollor (aquarelável suíco inigualável para desenho e pinturas) e curso de litografia com Danúbio Gonçalves, no Atelier Livre do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre/RS.

Abril de 1997- Coletiva de Arte na Red Wood, loja de móveis e decoração, com coordenação da arquiteta e decoradora Suzana Campos, ao lado de artistas conhecidos como Biba Mattos, Dilva Lima, Esther Bianco, Hilda Mattos, Inês Bennetti, Juan Motta e Rosa Groisman, Maria Clara Vasconcelos, Marília Fayh, Rosa Almendares e Zupo Kaivalya.

Março de 1998- Iª Bienal Latino Americana de Pintura e Tapeçaria (PANCHE BE), realizada no Shopping Praia de Belas em Porto Alegre/RS.

Abril de 1998- VI Bienal de Pinturas Balconadas – Betanzos, Espanha. Participação com três painéis, dois deles vendidos e um doado para um museu local.

Dezembro de 1998- Coletiva de Arte (ANIMARTE), na Refinaria, em Porto Alegre, evento coordenado e organizado pela ativista cultural Ana Cláudia Navarro, com a participação de músicos, atores e artistas plásticos, com duração de três dias.

Julho de 1999- Inauguração do Show Room da DTS- Cinema em Casa, em Porto Alegre/RS, exposição individual.

Julho de 1999- Coletiva de Arte na inauguração da Sala Vip do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre/RS.

Agosto de 1999- Exposição individual no Iguatemi Shopping, em Porto Alegre/RS.

Setembro de 1999- Exposição Coletiva no Espaço Cultural da Receita Federal, em Porto Alegre/RS. Durante a mostra recebi encomendas de oito painéis em grandes formatos, para uma associação de juízes federais.

Outubro de 1999- Exposição individual na inauguração do Mac Donald’s, Rua da Praia, em Porto Alegre/RS.

Novembro de 1999- Exposição Individual na 5ª Hotel Feira, no Centro de Evento da FIERGS, em Porto Alegre/RS.

Janeiro de 2000- Exposição Individual na 1ª Feira Tecno- Saúde no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre/RS.

Janeiro de 2000- Exposição Individual no Restaurante La Bohéme, com temática do Leste Europeu, em Porto alegre/RS.

Fevereiro de 2000- Coletiva PROJETO ARTE PELA PAZ, realizada na cidade de Canela/RS, evento promovido e organizado pelo Centro Internacional de Investigação e Informação para a Paz – Brasil, organizado pela ONU, Prefeitura de Canela e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Maio de 2000- Leilão de Arte Beneficente – ARPA – Associação Riograndense de Paralíticos e Amputados, no Espaço Cultural da DADO BIER, em Porto Alegre/RS.

Maio de 2000- 1º Grande Leilão Beneficente de Artes, organizado pelo Rotary Club do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS.

Setembro de 2000- IIº Leilão de Arte Aldeia Infantil SOS Zona Sul, realizada na San Marino/FIAT, em Porto Alegre/RS.

Fevereiro de 2001- 8º Encontro Praiano de Pintura – Coletiva, Farol Hotel, Torres/RS.

Fevereiro de 2001- 8º Encontro Praiano de Pintura dos Artistas da Praia da Cal, Torres/RS, na SAPT.

Maio de 2001- IIIº Leilão de Arte Beneficente Aldeia Infantil SOS, zona norte, em Porto Alegre/RS.

Maio de 2002- Evento “Arte na Praça”, em São Jeronimo/RS, coletiva de arte e artesanato, organizado pelo Movimento Pró-Cultura da cidade.

Julho de 2002- Coordenação do lançamento do Livro “Poetas de Alcance”, na Casa de Cultura Ivone Rosa, em São Jeronimo/RS.
Agosto de 2002- Mostra Individual de pintura na Casa de Cultura Ivone rosa, em São Jeronimo/RS.

Setembro de 2002- Coletiva de Arte “Jantar do Prato”, pintura e cerâmica, Clube do Comércio, em São Jeronimo/RS.

Setembro de 2002- Exposição Individual de pinturas na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em São Jeronimo/RS.

Setembro de 2002- Curso de desenho e palestra na Casa de Cultura Ivone Rosa, em São Jeronimo/RS.

Setembro de 2002- Realização de seis painéis (medindo 1,60m x 0,80m) para o centro Médico UNIMED Jacuí, em Charqueadas/RS.

Janeiro a Maio de 2003- Realização de retratos e diversas encomendas para profissionais da Região Carbonífera/RS.

Junho de 2003- Realização de dez painéis (1,00m x 1,00m), para o Centro de formação de Condutores da 17ª Região, São Jeronimo/RS.

Julho de 2003- Exposição Individual na inauguração da Seccional da OAB-RS Subsecção, São Jeronimo/RS.

Agosto de 2003- Mostra Individual de Pintura, com oficina ao vivo, na Semana Acadêmica na ULBRA, São Jeronimo/RS.

Setembro de 2003- Participação com retratos ao vivo nas comemorações do Aniversário de São Jeronimo/RS, na Casa de Cultura Ivone Rosa.

Março a Setembro de 2004- Mudança para Torres/RS, realizando meus primeiros contatos com a Secretaria de Cultura e Turismo, e exposição em pequenas galerias da cidade.

Setembro de 2004- Exposição Individual de Pinturas, na agência da EBCT- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Torres/RS.

Novembro de 2004- Realização de quatro painéis (medindo 2,00m x 1,00m) para clientes de Xangrilá/RS e Capão da Canoa/RS.

Dezembro de 2004- Prêmio de Participação na Exposição de Orquidófilos no Clube CAPESCA, em Torres/RS. Realização de retratos ao vivo e venda de obras em técnicas diversas.

Janeiro a Março de 2005- Realização de duas coleções de desenhos, contendo dez obras cada, tendo como motivos paisagens, em carvão na cor sépia, material da República Tcheca, para dois empresários paulistas, que veraneavam na cidade de Torres/RS.

Março de 2005- Semana da Páscoa, organizada pela Secretaria de Cultura de Torres/RS, com a venda de treze trabalhos na técnica do carvão para pesquisadores estrangeiros, em visita à cidade.

Abril de 2005- Artista convidado do XVII Festival Internacional de Balonismo, Torres/RS.

Maio de 2005- Artista convidado para o Aniversário de Torres/RS, no Shopping Samambaia.

Agosto de 2005- Curso de Artes em Comunidade Agrícola, no município de Passo de Torres/SC, organizado pela EPAGRI-SC, Projeto Micro Bacias II.

Dezembro de 2005- Feira da Economia Solidária, evento com múltiplas abordagens, oficinas, linguagens, em Torres/RS.

Dezembro de 2005- Prêmio de Participação na 2ª Exposição de Orquidófilos, em Torres/RS.

Janeiro a Março de 2006- Feira de Artesanato (Torres Feito a Mão), de 1º de Janeiro a 05 de Março, com oficinas de arte, música, eventos culturais diversos, organizada pela Prefeitura Municipal de Torres/RS, CDL e SEBRAE-RS.

27 de Abril a 1º de Maio de 2006- Artista convidado XVIII Festival Internacional de Balonismo, Torres/RS.

Setembro/Outubro de 2006- VI Feira do Livro: Um Espetáculo de Cultura, artista plástico convidado e palestrante.

Dezembro de 2006 a Março de 2007- Feira de Artesanato de Torres, 2ª Edição.

Abril de 2007- Artista convidado da MONIARTE- Exposição Internacional de Arte e Cultura, no Cais do Porto, em Porto Alegre/RS, oficinas e entrevistas, além de retratos ao vivo.

Maio a Setembro de 2007- Oficinas de arte com alunos de Escolas Municipais do município de Torres/RS, no Espaço Cultural da ECOTORRES.

Dezembro de 2007 a Março de 2008- Artista Expositor na Feira de Verão do Samambaia Center, realizando retratos ao vivo e oficinas com crianças e turistas.

Abril a Outubro de 2008- Realização de diversas oficinas de arte com escolas municipais e confecção de quatro painéis (medindo 1,00m x 1,50m), em tinta acrílica sobre MDF, para empresários da região litorânea.

Outubro de 2008- Realização de um painel em tinta a óleo (medindo 1,40m x 1,40m) para um casal de amigos da cidade de Torres/RS.

Dezembro de 2008 a Março de 2009- Artista expositor convidado para a Feira de Verão do Samambaia Center, com oficinas de arte para crianças dos feirantes e visitantes/veranistas, bem como exposição de trabalhos recentes e retratos ao vivo.

Fevereiro de 2009- Ingresso na UNESC/CRICIÚMA, cursando Artes Visuais – Licenciatura.

Março de 2009- Participação no Trote Solidário da UNESC/CRICIÚMA/SC. Realização de retratos ao vivo de adolescentes na Casa da Criança e do Adolescente- Criciuma/SC.

Maio de 2009- Realização de oficina de arte, desenhos a carvão, na Semana Acadêmica do curso de Artes Visuais da UNESC, Criciúma/SC.

Maio e Junho de 2009- Já morando na cidade de Criciúma/SC, exponho no Canto do Artesanato da UNESC, tornando-me bastante conhecido na Universidade.

Julho de 2009- Mostra individual e retratos ao vivo na técnica do carvão em sala especial no Criciúma Shopping, durante onze dias, com apoio e cobertura da imprensa local.

Julho a Dezembro de 2010- Realização de diversos retratos e encomendas pela comunidade acadêmica e local.

Fevereiro e Março de 2010- Exposição Individual “Expressão”, no Corredor Cultural SESI, em Criciúma/SC.

Março de 2010- Exposição Individual no Espaço Cultural da ACIC- Associação Comercial e Industrial de Criciúma/SC.

29 de Abril de 2010- Artista convidado para o Café Concerto da Fundação Cultural de Criciúma/SC, realizando um painel no local e diversos retratos ao vivo.

11-12 e 13 de junho de 2010- Dia dos Namorados Shopping Pórtico, retratos ao vivo e exposição de trabalhos com a temática “Casais”.

Junho de 2010- Exposição Individual no Shopping Pórtico em Criciúma/SC, com diversos trabalhos na técnica de tinta acrílica em tons sépia.

Julho de 2010- Começo a participar das exposições semanais do Bric Cidade de Criciúma/SC, evento realizado todos os sábados, sempre em um bairro da cidade, envolvendo diversas apresentações culturais.

Setembro de 2010- Entrevista e Oficina ao vivo para o Jornal A Tribuna, Criciúma/SC, realizada no meu atelier.

Outubro de 2010- Exposição Coletiva no Centro Cultural de Araranguá/SC, com diversos professores das Universidades da região.

Novembro e dezembro de 2010- Painel (medindo 1,35m x 0,95m) em tinta acrílica sobre MDF, para a Academia Corpo Malhado, no bairro Jardim Angélica, Criciúma/SC.

26 e 27 de Março de 2011- Curta Criciúma/SC – Integração entre Bairros, Pavilhão José Ijair Conti. Retratos ao vivo e venda de dois painéis.

06 de Maio de 2011- Artista Convidado XXVIII Gincana Cultural e Esportiva CEDUP “Abílio Paulo”, tendo vencido a prova de confecção de um painel, medindo 1m x 1m, com temática dos quatro elementos da Natureza, na técnica de tinta acrílica aquarelada.

Maio de 2011- Projeto “Desenhários”, organizado pela Fundação Cultural de Criciúma/SC, com a curadoria da Ma. Helene Gomes Sacco, exposição coletiva itinerante por escolas municipais da cidade de Criciúma/SC.

Junho e Julho de 2011- Realização de oito painéis (2,00m x 1,20m) para uma empresa de Curitiba/PR, em tinta acrílica sobre MDF.

Outubro de 2011- Exposição coletiva em Tubarão/SC, no Museu Willy Zumblick.

Novembro de 2011- Artista convidado para o evento UNESC EM DANÇA, no teatro Elias Angeloni, em Criciúma/SC, realizando diversos retratos ao vivo e recebido encomendas.

Dezembro de 2011- Exposição Coletiva IMAGEM/CIDADE, na Galeria Octávia Gaidizinski, em criciúma/SC.

Dia 31 de Março e 1º de Abril de 2012- Dia da Integração Municipal de Criciúma e Região, no Parque das Nações. Retratos ao vivo em técnicas diversas.

Maio de 2012 a 06 de Junho de 2012 – Mostra Coletiva na Galeria e Atelier de Arte Helen Rampinelli, Criciúma/SC.

17 de Maio de 2012 – Sarau Cultural, Quintas Culturais, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma/SC, pintura ao vivo de uma mandala, doada para a Instituição.

Dezembro de 2012 – Graduação em Artes Visuais – Licenciatura pela UNESC.

Janeiro e fevereiro de 2013 – Exposição permanente de obras e confecção de retratos ao vivo em diversas técnicas – Torres – RS

Abril de 2013 – Participação artística no Café Concerto da FCC, Parque das Nações.

1 a 4 de Maio de 2013 – IX Jornada de Arqueologia Ibero Americana e I Jornada de Arqueologia Transatlântica – Criciúma.

Maio de 2013 – Ingresso no setor de Arqueologia da UNESC como educador patrimonial.

Maio de 2013 – Participação em projeto da livraria Fátima – Criciúma: Evento comemorativo ao Dia das Mães.

Junho de 2013 – Participação em projeto na livraria Fátima – Criciúma: Evento comemorativo ao Dia dos Namorados.

Março a Julho de 2013 – Confecção de diversos retratos ao vivo e 02 painéis para moradores locais.

Julho de 2013 – Retratos a partir de fotografias, na técnica do carvão, para clientes de Portugal e Brasil (Piauí).

Julho de 2013 – Coleção de trabalhos com a temática feminina, evidenciando os arquétipos.

Deixe uma resposta